sábado, 12 de janeiro de 2013
Bióloga descobre rã voadora
Jodi Rowley, uma bióloga australiana, acompanhada por colegas vietnamitas, analisaram duas áreas florestais a menos de 90 quilómetros da cidade, sendo que estas florestas são atravessadas todos os dias por agricultores e por búfalos-asiáticos.
“E… lá, num tronco estava uma rã enorme e verde”, disse Jodi Rowley, especialista em anfíbios, que trabalha no Museu Australiano. Segundo a agência Reuters para descobrir uma nova espécie de rã, esta bióloga costuma “escalar uma montanha, subir uma queda de água ou atravessar uma floresta densa”.
A rã de dez centímetros, verde e com a barriga branca, manteve-se escondida dos cientistas porque andava a voar entre o topo das árvores com 20 metros de altura. Raramente desce ao solo, só e apenas para se reproduzir nas poças de água.
A espécie, Rhacophorus helenae, foi encontrada em 2009, mas só agora é que se compreendeu que era um novo anfíbio. No entanto, o seu habitat está ameaçado.
As duas áreas de floresta estudadas estão rodeadas por terrenos agrícolas e campos de arroz. “Não fazemos ideia do que ainda existe nesta parte do mundo”, disse a especialista.